Motor

Como se divertir no carnaval sem dores de cabeça com o seu veículo

Publicado em 01/03/2019 por Redação

Chegou uma das épocas mais aguardadas pelos brasileiros: o carnaval. Seja para quem vai pular a festa nos blocos de rua, ou aos que preferem fugir das multidões e viajar para curtir o feriadão em família, ficar por dentro de alguns cuidados, e do que evitar com o seu veículo, ajudará a aproveitar melhor esses dias de folia. Para isso, o Combustível Legal separou algumas dicas valiosas que o ajudarão a transitar com mais tranquilidade pela cidade, ou a pegar a estrada com mais segurança. Antes de tudo, lembre-se de nunca beber e dirigir. A sua vida e a de outras pessoas devem vir sempre em primeiro lugar (confira dicas de educação no trânsito com a piloto Bia Figueiredo).

 

Dicas para quem vai ficar na cidade

1) Carro na garagem sempre é a melhor opção: em época de carnaval, o conselho para os foliões que desejam ir aos blocos é deixar o carro em casa e usar o transporte público, ou os aplicativos de táxi e similares. E isso se dá por vários motivos: o primeiro deles é o trânsito, o segundo é encontrar vagas, tarefa que se torna um desafio nesse período de festa. Em terceiro, para os que bebem, álcool e direção não combinam em hipótese alguma (de acordo com a lei, dirigir alcoolizado, ou se recusar a fazer o teste do bafômetro, rende multa de R$ 2.934,70, além da suspensão da carteira de habilitação pelo prazo de 12 meses). Já para quem vai utilizar ônibus, uma dica é usar o Google Maps, que, durante o carnaval, mostrará as principais alterações nos itinerários das linhas no Rio, São Paulo e Belo Horizonte.

2) Trace a melhor rota e evite multidões: se é preciso tirar o carro da garagem, é importante lembrar que, nessa época, as ruas ficam lotadas com blocos e bandas, sendo que muitas vias estarão interditadas e mudanças de trajeto podem ocorrer ao longo do caminho. Nessas situações, os melhores aliados do motorista são os aplicativos de trânsito, como o Waze e o Google Maps, que, neste ano, passará a notificar o usuário sobre as ruas interditadas durante o carnaval. Essa função estará ativa para São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Ou seja, pesquise bem o caminho antes de sair de casa e evite qualquer imprevisto durante o percurso.

3) Consulte os aplicativos de blocos e evite engarrafamentos: saber onde o bloco está é o primeiro passo para desviar dele, certo? Já é possível baixar no celular aplicativos que facilitam não só a vida do folião, mas também a dos motoristas que precisam transitar de carro pela cidade no período da festa. Os aplicativos mostram a programação por dia e bairro. Abaixo, separamos alguns dos apps que podem ajudar:

  • Blocos de Rua Carnaval 2019: nele, você confere o itinerários dos blocos de carnaval de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis, Salvador, Recife e Olinda.
  • Onde está meu trio?: o aplicativo mostra a localização dos trios elétricos em tempo real durante o carnaval de Salvador.
  • PE no Carnaval: aplicativo especial para quem vai aproveitar o carnaval do Recife, Olinda e de todo interior de Pernambuco. Ele tem a programação completa das prévias e dos blocos.

4) Atenção e respeito aos foliões: se mesmo com a ajuda da tecnologia, você que transita pela cidade de carro encarou um bloco pela frente, tenha cuidado redobrado e diminua a velocidade consideravelmente. Se possível, encoste o carro em um local seguro e deixe a banda passar.

 

Dicas para quem vai pegar estrada

1) Defina com antecedência a melhor rota: feriadão é sinônimo de estradas cheias, e aqui a dica também se refere aos aplicativos que traçam rotas, como o Waze e o Google Maps. Organize-se com antecedência e veja os melhores horários e rotas antes de sair de casa.

2) Atenção à calibragem dos pneus: extremamente útil, mas muitas vezes ignorado pelos motoristas, o manual do veículo é seu melhor amigo na hora de saber a calibragem ideal dos pneus. Além da segurança, a calibragem correta otimiza o gasto de combustível na estrada.

3) Não exagere no peso: nas viagens em família, ainda mais em feriados mais longos, muitos motoristas caem no erro de sobrecarregar o veículo. É importante levar apenas o essencial, já que o excesso só compromete o consumo na estrada, como também coloca em risco a segurança dos ocupantes. Respeite o limite de peso indicado no manual.

4) Alinhamento e balanceamento em dia: o alinhamento e o balanceamento do veículo fazem toda a diferença na estrada. Além dos sintomas que indicam a necessidade desses ajustes – como a direção puxando para um lado, ou vibrações excessivas em determinadas velocidades –, o manual do veículo traz a frequência mais indicada para repetir esse procedimento, que geralmente varia de 5 a 10 mil quilômetros.

 5) Verifique o óleo: não transite com o seu veículo, muito menos pegue estrada, se o nível do óleo estiver baixo. É o lubrificante do motor que garante a perfeita lubrificação entre as peças, provendo a correta troca de calor de seus componentes internos. A especificação do lubrificante certo para o seu veículo pode ser encontrada no manual do proprietário.

6) Luzes de segurança e freios: verifique todas as lâmpadas e os faróis. Certifique-se de que tudo está funcionando perfeitamente. Peça ajuda para fazer esta revisão, que não demora mais de dois minutos e é de extrema segurança para você e outros motoristas. Somado a isso, observe também o desgaste dos discos de freios e pastilhas. Outro ponto importante é monitorar se não há vazamento do fluido de freio. Recomenda-se fazer a troca desse óleo a cada 24 meses, ou revisá-lo a cada 10 mil quilômetros.

Agora que está tudo certo, basta aproveitar o feriado e curtir os dias de Carnaval Legal com mais tranquilidade e segurança!