Por que os motociclistas devem descer da moto durante o abastecimento? - Combustível Legal
Motor

Por que os motociclistas devem descer da moto durante o abastecimento?

Publicado em 04/01/2019 por Redação

Muitos motociclistas não gostam quando a equipe do posto pede para que eles desçam da moto no momento do abastecimento, mas esse cuidado é com a própria segurança do cliente e de todas as pessoas que estão ao redor. José Roberto Manhães, coordenador de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) da Raízen, explica que, de fato, deixar o veículo não é apenas uma atitude de preciosismo. O risco de uma eventual tragédia é algo inerente à própria engenharia da máquina.

“A estrutura da motocicleta coloca o tanque de combustível acima do motor, o que faz com que qualquer vazamento tenha uma chance muito grande de gerar um incêndio”. Além disso, continua o especialista, a posição do condutor o deixa em proximidade com o perigo: “O vazamento de combustível também pode atingir o próprio motociclista, expondo-o ainda mais”.

A eletrostática também é um fator de risco. Um chaveiro ou até mesmo uma parte metálica da jaqueta podem ter energia armazenada e gerar uma faísca. Se entrar em contato com o vapor de combustível, ela pode dar início a um incêndio.

O risco, no entanto, não está restrito somente ao condutor, mas à integridade de todos no estabelecimento. Devido à proximidade com bombas, mangueiras e substâncias inflamáveis, o descaso à vida não se resume somente à do motociclista, mas também com a de todos os funcionários e demais clientes presentes no local.

Além disso, com o motociclista no veículo, a moto não estará apoiada no cavalete. Desta forma, em caso de acidente, ela pode cair no chão, transbordando o produto e aumentando o risco para todos.

No entanto, apesar de ser uma norma da ANP, descer do veículo durante o reabastecimento é uma prática constantemente ignorada pelos proprietários de motos em geral. Assim, a orientação de José Roberto é uma só: “que os clientes sigam as instruções da equipe do posto e desçam da moto no abastecimento”.

Sem telefone

Também é importante lembrar que, além de descer da motocicleta, o condutor deve evitar o uso de aparelhos celulares. Como já abordado anteriormente, a queda deles na pista de abastecimento pode gerar uma fagulha que, se entrar em contato com o vapor de combustível, pode gerar uma chama e colocar todos em risco. Para clientes que estão dentro de um carro, a recomendação é diferente. Ele pode até utilizar um telefone celular, desde que não saia de dentro do veículo com ele.