Quem Somos - Combustível Legal
Quem Somos

O Combustível Legal foi criado em novembro de 2016 com o objetivo de promover uma intensa e profunda discussão com a sociedade, governo, judiciário e legisladores sobre atividades ilícitas que assolam o setor de combustíveis.

Idealizada pela Plural, com o apoio de suas associadas e parceiras, como Fiesp, Fecombustíveis, Sincopetro, Regran, IBP, ETCO, OAB, FIESP, Brasilcom e Única, a iniciativa apoia medidas para mitigar fraudes que prejudicam não apenas o negócio, mas também a sociedade como um todo. Nesse leque de atuação, está a defesa de diferentes ações que venham a combater atividades anticoncorrenciais e fraudulentas, incluindo sonegação, inadimplência de tributos e fraudes nas bombas.

De acordo com um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), por ano, 4,8 bilhões de reais em impostos não são devidamente pagos por determinadas empresas do setor, que, na sua grande maioria, não possuem ativos para honrar essas enormes dívidas acumuladas por longos períodos.

Mesmo assim, e ciente do problema, essas empresas continuam operando às margens da lei, prejudicando o mercado legal e o consumidor final. Queremos, e precisamos, mudar as leis que favorecem os devedores contumazes e que tanto prejudicam a arrecadação dos tributos, prejudicando a todos direta e indiretamente.

Essas empresas lesam o mercado, a sociedade e, principalmente, o consumidor, que deixa de ter um serviço público de qualidade devido à inadimplência de alguns. Nesse contexto, o Combustível Legal reforça a importância de se buscar, constantemente, um ambiente ético e leal, em que todos paguem os tributos devidos, estimulando, dessa forma, uma concorrência saudável, na qual o grande beneficiado é o consumidor. Conheça nos links ao lado as oito iniciativas que defendemos para a construção de um mercado mais saudável para todos.

Parceiros