Ações

Doe sangue! Na pandemia, esse gesto solidário é ainda mais necessário. Saiba mais

Publicado em 03/04/2020 por Alessandra de Paula

O Brasil vem enfrentando uma crise provocada pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19), no entanto, existem serviços essenciais que são indispensáveis, como a doação de sangue. Por conta da quarentena, os hemocentros do país tiveram uma queda de 50% nas doações – isso afeta diretamente pessoas que fazem tratamento de doenças como câncer, ou feridos graves que chegam aos hospitais e precisam de transfusão.

O Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio), no Rio de Janeiro, por exemplo, normalmente atua também realizando coletas móveis, recolhendo sangue nas empresas e instituições que se dispõem a doar. Essas coletas representam 35% das doações.

Com a quarentena, empresas, universidades e escolas pararam de funcionar, logo, o Hemorio está adotando novas estratégias para garantir o abastecimento do banco de sangue. Uma delas é fazer a coleta em instituições como Corpo de Bombeiros, Polícia e Forças Armadas.

Hemorio em Casa

Outra iniciativa está sendo a realização da coleta em condomínios, uma ação batizada de Hemorio em Casa. O objetivo é facilitar a participação de doadores que se encontram em período de isolamento social. Para participar do Hemorio em Casa, ligue para (21) 96467-2154, ou mande e-mail para [email protected].

É importante ressaltar que os hemocentros estão alinhados com as estratégias de controle das instituições de saúde, e criaram um esquema especial para evitar aglomerações. Caso queira doar diretamente no Hemorio, é possível agendar o horário para coleta, basta ligar para o número 0800 282 0708.

Procure saber se o hemocentro de seu estado está promovendo ações especiais de coleta de sangue neste período de pandemia. Se puder doar, doe, seja solidário!